Nesse artigo, iremos falar sobre a importância de se contratar um advogado especializado em leilões, caso queira participar dessa modalidade de investimento.
Leitura do edital
Apesar da segurança e transparência do processo de arrematação de um imóvel, existem muitas armadilhas que você pode cair, muitas vezes por não fazer uma leitura adequada e técnica do edital do leilão.
Interpretar termos e aspectos jurídicos em um edital de imóveis é uma das principais tarefas de um advogado especializado em leilões.
Levantamento dos débitos do imóvel
Os débitos do imóvel são as obrigações diretamente ligadas a ele, como IPTU e dívidas do condomínio, que podem se equiparar ao valor do imóvel em alguns casos mais raros.
Uma ajuda especializada faz os levantamentos de débitos do imóvel para você, evitando assim, que você arremate imóveis que não sejam um bom negócio, além de ajudar você a encontrar bons imóveis com alto potencial.
É obrigatório contratar um advogado?
Se o leilão for judicial, a resposta para isso é sim. Será obrigatória e necessária a contratação de um advogado para fazer o desembaraço daquele imóvel, afinal, todo o processo tramita na Justiça.
Agora, quando se trata de um leilão extrajudicial, a resposta é: talvez não seja preciso contratar um advogado. Muitas vezes, o próprio leiloeiro que vendeu o imóvel presta assessoria para a lavratura da escritura.
Se esse imóvel arrematado em leilão extrajudicial estiver ocupado, a contratação de um advogado será obrigatória, pois uma ação terá que ser ajuizada, chamada imissão na posse, para que você consiga entrar no imóvel.