Imagine que você faz a arrematação do imóvel perfeito. O preço estava maravilhoso e você não consegue deixar de celebrar a sorte que teve nesta arrematação lucrativa.
No entanto, quando você menos esperava, descobre que esse imóvel não é completamente seu. Na verdade, você é dono de apenas parte do imóvel.
Mas, o que aconteceu?
Fração ideal
Você já se deparou com o edital de um leilão com uma descrição que iniciava com Fração ideal, parte ou metade ideal?
É uma situação bastante comum quando mais de uma pessoa é proprietária de um imóvel.
Isso ocorre, por exemplo, quando o imóvel é deixado de herança para vários irmãos, mas apenas um desses proprietários é devedor.
Com isso, somente a parte que cabe a ele é penhorada e levada a leilão.
Então quando você vê no edital de um leilão constar como fração, parte ideal ou metade ideal, o que você está adquirindo é uma participação naquele imóvel.
Em alguns casos, é possível separar a parte que foi feita a arrematação, contudo, na maioria dos casos, não é possível, e, nesse caso, você vai ser proprietário ao lado de outras pessoas. Pessoas que você provavelmente nunca vai conhecer pessoalmente.
Por isso, é muito importante analisar muito bem cada caso, cada imóvel, para entender se será vantajoso.
Direitos do executado sobre o imóvel
Essa é outra frase muito comum encontrada nos editais de leilões, seguida pela descrição do imóvel e é a segunda armadilha que iremos discutir aqui.
Mas, o que “direitos do executado” significa?
Significa que o imóvel não está regularizado em nome do executado.
Por exemplo, quando há uma escritura pública não registrada na matrícula.
Isso geralmente acontece quando o executado deixa de pagar o imposto de transferência (ITBI), ou até mesmo quando ele não registra o imóvel na tentativa de ocultar esse patrimônio.
Mas o problema é quando existe uma alienação fiduciária, que é a forma mais comum de se financiar imóveis.
Neste caso, o arrematante entra no lugar do devedor, ou seja, está “comprando” este contrato.
O arrematante será responsável pelo saldo deste contrato. Então, se faltam cinco anos para serem pagos, essas parcelas são de responsabilidade do arrematante, além do valor que ele pagou no leilão.
Conclusão
A análise dos editais é um processo minucioso, que serve justamente para identificar essas armadilhas. A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho.
A Pacífico Sul Leilões é uma empresa especializada na assessoria de leilão de imóveis e pode te ajudar em cada etapa do processo e te levar a uma arrematação lucrativa de verdade.
Tem alguma dúvida sobre o conteúdo? Comente aqui embaixo! Estamos dispostos a ajudar você!
Até o próximo post!
Equipe Pacífico Sul
Pacíficosulgroup