Confira a nossa lista das melhores dicas para encontrar o imóvel ideal para você, tendo em vista acima de tudo o potencial de valorização, para que, na hora de revender, você consiga um preço muito melhor do que o pago.
Localização
É importante verificar as redondezas e imaginar seu dia-a-dia neste lugar. Conforme suas necessidades verifique a praticidade que tal região lhe oferece, seus acessos, comércio, conveniências.
Saber informações sobre a vizinhança também te ajudará a descobrir se a mesma é segura ou não.
Além disso, em grandes centros, onde as construções verticais predominam, é importante observar se existe a possibilidade de novos edifícios serem construídos muito próximo ao seu e com isso prejudicar a vista ou privacidade do imóvel.
Uma localização privilegiada também proporciona o benefício de uma maior liquidez na venda de um imóvel e, pode também influenciar sua valorização.
Área do imóvel
Quando pensamos na área do imóvel, é preciso avaliar as suas necessidades particulares para saber se o imóvel oferece, ou não, o conforto desejado.
Fique atento a algumas características como: a distribuição da planta, a quantidade e o tamanho dos cômodos, além das dimensões do espaço de convivência.
Faça o cálculo do custo do metro quadrado baseado nos imóveis ao redor, pois este pode ser um dos pontos para negociar o preço com o vendedor ou comprador do seu imóvel.
Vagas de garagem
Saiba que a escassez de vagas nas ruas está tornando cada vez mais valiosas as vagas dos imóveis. Uma vaga extra é sempre bem vinda, não somente pela visita que você pode vir a receber, mas pelo poder de barganha que ela pode proporcionar no futuro, afinal, uma vaga vale dinheiro.
Verifique as rampas de acesso, o espaço de manobra, o tamanho da vaga e o tipo, antes de tomar uma decisão definitiva, para não se arrepender depois.
Orientação solar
Há quem procure imóveis cuja incidência solar predomine na parte da manhã, outros preferem o sol da tarde. Os que pegam sol na parte da manhã costumam ser mais frescos, e, consequentemente, mais caros.
Em cidades muito úmidas, principalmente região litorânea, a necessidade de insolação é maior, pois existe um grande risco de sofrer com mofo em paredes e móveis, afetando até mesmo as roupas nos armários.
O calor em um imóvel que possui maior incidência solar, muitas vezes será compensado com o uso do ar condicionado, o que pode acarretar despesas, no entanto, cabe definir prioridades.
Visite o imóvel em diferentes horários e se certifique de que ele atende sua necessidade em termos de orientação solar.
Vizinhança
Faça um passeio pelo bairro onde o imóvel está localizado. Avalie opções de mercado, farmácia, academia, comércio. O ideal é fazer isso caminhando, assim, já anula a necessidade do carro para qualquer saída.
Informe-se também sobre os meios de locomoção para acesso ao endereço e para se deslocar ao trabalho e a locais de costume dos membros da família.
Acabamento
Hoje em dia acabamentos não são mais detalhes, piso, portas, rodapés, influenciam no aspecto do imóvel, na durabilidade e, obviamente, no preço. A questão é o quanto o preço pago no imóvel está de acordo com o acabamento oferecido.
Áreas úmidas como banheiros, área de serviço e cozinha, merecem uma atenção especial, pois sofrem mais com a ação do tempo, o tipo de piso e acabamento das paredes, podem amenizar o desgaste mantendo o imóvel “novo” por mais tempo.
Infraestrutura do empreendimento
Você pode estar à procura de um imóvel que ofereça uma ampla área de lazer, poder aproveitar os dias de sol em uma piscina ou reunir os amigos e a família em um final de semana, neste caso com certeza irá levar em consideração estes espaços.
No entanto, mesmo que não seja seu caso, e a área de lazer não seja uma prioridade, pense o quanto pode influenciar na revenda de seu imóvel possuí-la. Não deixe de verificar o valor da taxa de condomínio, a brincadeira pode sair cara.
Com o crescimento do mercado imobiliário, lançamentos atrás de lançamentos, percebe-se que cada vez mais imóveis antigos tendem a ter seu valor depreciado.
Documentação
No trâmite de compra e venda são exigidos diversos documentos, tanto do vendedor quanto do imóvel. Peça para ver toda a documentação do imóvel e faça uma consulta no registro de imóveis da cidade.
Se o apartamento for usado, por exemplo, verifique na administradora ou com o síndico se há algum débito com o condomínio. Faça esse mesmo processo com o IPTU, já que independentemente da data do débito, o novo proprietário é que se torna responsável pela dívida.
Imprescindível a Matrícula junto ao Registro de Imóveis, escriturada em Cartório (Tabelionato), verifique se há ônus e ações sobre o imóvel. Retire todas as negativas, iptu, taxa de lixo, condomínio, entre outras.
Importante analisar tudo antes da compra. Lembre-se também de retirar as negativas sobre o vendedor, afinal, pode haver processos em andamento que impeçam a transferência do imóvel para seu nome.
Em casos de imóveis em obra, verifique os alvarás, e não é permitida a comercialização acaso não haja incorporação. Busque orientação de uma imobiliária e faça apenas negócios seguros.
Preço compatível
O valor de um imóvel é baseado no preço que se paga. Ou seja, um imóvel pode ser anunciado por um valor, mas só será compatível caso o mercado, os compradores, estejam de fato pagando tal preço por ele.
Sendo assim, verifique qual o valor real do imóvel que deseja comprar, por quanto estão sendo vendidos outros imóveis nas mesmas características e região.
Lembre-se da internet sendo o principal e o melhor meio de busca pelo seu imóvel, fique atento aos anúncios desatualizados. Os preços podem sofrer alterações devido a valorização e o imóvel estar sendo anunciado por um preço diferente.